Projeto de cunho socio-econômico tem em suas ações a busca de qualidade de viva e sustentabilidade da comunidade jardim São José II e seu entorno, no município de São José dos Campos/SP.
HISTÓRICO DA COMUNIDADE
O bairro jardim São José II nasceu do processo de desfavelização da região leste,tendo início em 1999, com 453 famílias que ocupavam áreas invadidas/irregulares das favelas Vila Tatetuba
Teve seu início em /2006.
Com o objetivo de proporcionar aos moradores atividades onde as familias pudessem resolver conflitos e estabelecer vinculos surgiu o projeto Comunidade Viva.
Como desafio de construir junto uma proposta de Educação Comunitária, trazendo melhoria na qualidade de vida da população. As intervenções foram interrompidas no ano de 2009, devido a questões estruturais, e neste ano de 2010 a pedido da própria comunidade vem retomando suas atividades.
JUSTIFICATIVA
Muitas famílias são constituídas por mulheres e crianças, onde elas se revezam entre afazeres domésticos e trabalho externo para sustento da casa. Nestas condições, a ocupação funcional de empreendedora que aumentasse sua renda, lhe proporcionaria maior qualidade de vida a essas familias, bem como seus filhos.
Dentro desde contexto, o Projeto Comunidade Viva pretende promover maior qualidade de vida a essas familias, em processo de integração, onde os espaços comunitários possam se transformar em trilhas educativas e todos possam ser agentes, receptores e mediadores de suas ações para a construção de uma aprendizagem mútua.
OBJETIVO
O projeto comunidade Viva pretende contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população local por meio de ações de cunho sócio-educativo e emancipa tório, que visam desde a capa citação a trabalhos artesanais, encontros entre famílias, conscientização ambiental e informação e troca de experiências de modo geral.
AÇÕES
Cursos de horta orgânica, minhocultura, fito cosmético, fototerápico.
Oficinas de arte, mosaico, e artesanato.
Palestras conversas sobre assuntos variados.
PARCEIROS
PMSJC
Nenhum comentário:
Postar um comentário